quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Primeiro bimestre da faculdade

Oi, pessoal! Tudo bem?


Terminei as primeiras provas da faculdade e, sinceramente, não sei o que dizer. Achei as provas fáceis, e é justamente esse o meu medo porque já percebi que os professores são do tipo "acertou a questão mas não escreveu o que eu queria", portanto, não sei o que esperar.


Neste primeiro bimestre vimos a parte mais básica de Linguística, estudamos quase todo o livro do Saussure. Em Português, vimos coesão e coerência textuais de forma bastante aprofundada, a matéria ficou enorme e foi a que mais me surpreendeu pois achei a prova muito fácil. Em bases da Cultura Ocidental vimos a Épica e a Lírica gregas. Eu amo essa matéria, gente, é a que eu mais gosto até agora na faculdade.Consegui ler a Ilíada e a Odisseia, mas não consegui ler a Eneida, apenas alguns textos que o professor disponibilizou, que eram alguns cantos dessa Epopeia. Vimos, ainda, a Teogonia e Trabalhos e Dias, do Hesíodo, e alguns poemas de Catulo e Safo.


Imaginem se eu consegui ler alguma coisa fora da faculdade? De julho para cá, fora as leituras acima, só consegui ler:




Quando falam que na faculdade de Letras não conseguimos ler o que queremos, não é mentira. Algumas leituras da grade são tão densas, e há tantos textos de apoio, que a leitura de lazer fica prejudicada. Tudo bem que também considero a Ilíada e a Odisseia leituras prazerosas, e até estão na minha lista de 142 livros para ler até o final da faculdade, mas eu quero dizer no sentido de poder escolher minhas leituras com maior liberdade.  O bom da faculdade é o direcionamento da leitura e todos os textos de apoio que nos ajudam a ter uma visão mais histórica e crítica dos livros, isso é muito legal.


Minhas provas ocorreram no campus da Rural de Nova Iguaçu nos dias 10, 11 e 18 de setembro, e foi muito bacana encontrar o pessoal da minha turma, com quem converso todos os dias por whatsapp. Essa é uma grande diferença do CEDERJ para a Universo, lá  eu não tinha qualquer contato com os outros alunos da minha turma e as provas eram marcadas por cada aluno aleatoriamente (ou seja, a gente escolhia os dias e horários), e no CEDERJ a gente tem até uma turma certinha, isso é muito legal.


No próximo post vou mostrar para vocês as leituras do segundo bimestre da faculdade e como estou administrando (ou não) a minha vida acadêmica.


Bjks, e até mais!


PS: comprando qualquer dos livros citados através dos links respectivos vocês ajudam o blog a crescer. ^_^


 

 

 

 

 

6 comentários:

  1. Cris, estou amando acompanhar seus estudos, estão me dando mais inspiração para quando eu for começar a minha segunda faculdade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei demais das dicas de leituras e saber que você tá dando conta do recado, parabéns! cliquei nos links dos livros e pra mim não funcionaram, deu erro. Abço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristine, tudo bem? Ufa, espero que tenha ótimas notas nas provas. Boa sorte. Eu lhe indiquei em uma TAG: PERGUNTAS ALEATÓRIAS ... espero que não se importe. Ia adorar conhecer um pouco mais de você. Me avise quando responder. Um beijo...
    https://oterceiroato.com/2016/09/23/5077/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo feedback, Carol! Muito bom conseguir inspirar algumas pessoas! Faz todo o trabalho valer a pena. bjks

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, querida Claudia! Não estou conseguindo consertar o link, mas vou pedir ajuda a alguém porque não sei mesmo o que está acontecendo. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bia! Muito obrigada por sua visita e pela tag, vou responder assim que conseguir me organizar. bjks

    ResponderExcluir

5º período de Letras UFF/CEDERJ

Olá, leitores! Como estão? Eu sumi, pra variar, e mudei de "casa". Voltei para o Blogger por motivos de não me adaptar ao Wordpre...